3ª Farcume – Festival de Curtas Metragens de Faro

Farcume

FARO 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro, após o sucesso alcançado nas duas  edições anteriores do FARCUME – Festival de Curtas-Metragens de Faro, decidiu organizar a 3ª edição deste Festival de Curtas que decorrerá na cidade de Faro, em Portugal, no final do mês de Agosto de 2013.

Pretende-se que esta iniciativa continue a crescer de forma gradual de modo a transformar-se num festival de curtas-metragens de referência a sul do país dando a conhecer e lançar novos talentos para além de divulgar e promover junto do público os excelentes trabalhos que são realizados nesta área, mas que nem sempre têm a divulgação desejada e merecida.

Por outras palavras, o FARCUME, dentro de um ambiente informal, bem-disposto e descontraído procura premiar e reconhecer a dedicação, o empenho, a criatividade e o mérito dos realizadores, atores e equipes técnicas que com econômicos meios conseguem desenvolver trabalhos de grande qualidade.

Esta 3ª edição do FARCUME pretende exibir e promover trabalhos de no máximo de 30 minutos de duração, divididos em quatro categorias que sãoe las: AnimaçãoDocumentário, Ficção e Videoclipes.

Dados os princípios e os objetivos da “FARO 1540”, que inclusivamente tem o estatuto de ONGA (Organização não Governamental de Ambiente) o festival continuará a ter uma forte preocupação e sensibilidade ambiental, alertando os participantes para terem o cuidado de não apresentar trabalhos que invoquem ou estimulem o desrespeito pelo ambiente, a desigualdade de direitos humanos ou maus tratos a animais. Será ainda elaborado um plano de Gestão Ambiental especificamente “desenhado” para este evento de forma a garantir uma optimização dos recursos necessários à promoção e realização do evento, a valorização dos resíduos gerados, sendo ainda uma iniciativa Carbono Zero, ou seja, esta edição do FARCUME, à semelhança da edição anterior, vai estar totalmente isento de emissões de Carbono um dos elementos mais responsáveis pelo efeito de estufa que contribui para os problemáticos fenómenos de alterações climáticas.

Neste festival, podem participar todos os cidadãos nacionais e estrangeiros de forma individual ou em grupo, sendo a sua inscrição gratuita, bastando para tal cumprirem o estipulado no regulamento, preencherem uma ficha de inscrição e enviarem as suas obras para a organização até ao dia 30 de Junho de 2013, estando sujeitas a uma pré-seleção. Os trabalhos apurados serão exibidos e avaliados por um Júri idóneo composto por 3 elementos. O público presente, tal como tem vindo a ser hábito neste festival, também será convidado a dar a sua opinião tendo a oportunidade de eleger, nas diferentes sessões, as suas curtas favoritas.

Para maiores informações, acessem o site: http://farcume.faro1540.org/

Recebemos esta dica de evento através da nossa página no Facebook.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *