Dr. Caligari – Aula de Cinema – Enquadramento

Essa semana o blog do Dr. Caligari lançou uma coluna em seu blog chamada “Aula de Cinema”, nesta coluna ele irá ensinar algumas coisas sobre a criação de filmes e a primeira lição foi sobre enquadramentos, mostrando os principais tipos de plano cinematográficos.

Logo do Dr. Caligari

Plano Grande Conjunto ou Geral.

–  Absoluta opressão do cenário sobre o personagem;

– Geralmente utilizado para situar o espectador nas locações;

– Só para constar, no exemplo, a polícia não é o cenário opressor.

Plano Conjunto.

– Estabelece bem o ambiente;

– Confere inferioridade à ação ou personagem, mas sem a discrepância observada no plano geral;

– Enquadra por completo um ou vários personagens e ao mesmo tempo permite uma observação de maiores detalhes do cenário;

– Se bem empregado,  dá muito medo.

Plano Americano.

– A figura humana é enquadrada do joelho pra cima;

– Comporta até quatro pessoas (ou duas pessoas e dois cavalos. :P )

Meio Primeiro Plano ou Meio Plano Médio.

– Corta o personagem aproximadamente na linha da cintura;

– Como corta os braços, os personagens precisam gesticular ou atirar em alguém.

Primeiro Plano.

– Corta na linha entre o peito e o ombro;

– Maior carga dramática;

– Serve para frustrar o espectador que quer ver peitinhos no cinema.

Primeiríssimo plano.

– Anula o cenário;

– Enfatiza a expressão do ator;

– Invade a psique do personagem;

– Os dois itens anteriores não funcionam com Keanu Reeves.

Plano Detalhe.

– Mostra uma parte do corpo ou objeto;

– São geralmente muito curtos;

– Isso deve doer.

Plano Tom Hooper.

–  ”I have no idea what i’m doing”.

Achamos tão interessante esta coluna dele que resolvemos colocar aqui, dando os créditos a ele, para que vocês fiquem por dentro dela.

Fonte: http://www4.cinemaemcena.com.br/doutorcaligari/?p=2625

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *