Dr. Caligari – Aula de Cinema – Enquadramento
Essa semana o blog do Dr. Caligari lançou uma coluna em seu blog chamada “Aula de Cinema”, nesta coluna ele irá ensinar algumas coisas sobre a criação de filmes e a primeira lição foi sobre enquadramentos, mostrando os principais tipos de plano cinematográficos.
Plano Grande Conjunto ou Geral.
– Absoluta opressão do cenário sobre o personagem;
– Geralmente utilizado para situar o espectador nas locações;
– Só para constar, no exemplo, a polícia não é o cenário opressor.
Plano Conjunto.
– Estabelece bem o ambiente;
– Confere inferioridade à ação ou personagem, mas sem a discrepância observada no plano geral;
– Enquadra por completo um ou vários personagens e ao mesmo tempo permite uma observação de maiores detalhes do cenário;
– Se bem empregado, dá muito medo.
Plano Americano.
– A figura humana é enquadrada do joelho pra cima;
– Comporta até quatro pessoas (ou duas pessoas e dois cavalos. )
Meio Primeiro Plano ou Meio Plano Médio.
– Corta o personagem aproximadamente na linha da cintura;
– Como corta os braços, os personagens precisam gesticular ou atirar em alguém.
Primeiro Plano.
– Corta na linha entre o peito e o ombro;
– Maior carga dramática;
– Serve para frustrar o espectador que quer ver peitinhos no cinema.
Primeiríssimo plano.
– Anula o cenário;
– Enfatiza a expressão do ator;
– Invade a psique do personagem;
– Os dois itens anteriores não funcionam com Keanu Reeves.
Plano Detalhe.
– Mostra uma parte do corpo ou objeto;
– São geralmente muito curtos;
– Isso deve doer.
Plano Tom Hooper.
– ”I have no idea what i’m doing”.
Achamos tão interessante esta coluna dele que resolvemos colocar aqui, dando os créditos a ele, para que vocês fiquem por dentro dela.
Fonte: http://www4.cinemaemcena.com.br/doutorcaligari/?p=2625